domingo, 23 de novembro de 2008

Caminho longo

Perante a mesma situação de trabalho e remuneração encontro muitas vezes estes dois comportamentos distintos: aqueles que dizem 'porque hei-de trabalhar mais ou melhor, se ganho tão pouco?' e os outros que pensam 'só há uma forma de ganhar mais, que é trabalhar melhor!'.
Os primeiros, infelizmente parece que em maioria, não são os empreendedores, não são os que querem ter a vida nas suas próprias mãos, os que acreditam nas suas capacidades, são os resignados, os condenados a permanecer na situação em que se encontram, os que se vão queixando de tudo, menos deles próprios, e um encargo terrível para a sociedade.
E se há razões sociais e culturais para estes dois comportamentos, é muito triste que tão pouco se tenha feito para alterar esta situação. Em Portugal, no século XXI, 34 anos depois do 25 de Abril, 22 anos depois da entrada na União Europeia, com milhares de milhões de euros gastos na formação dos Portugueses, esta situação é completamente inaceitável.
Há competências básicas, para além do português e da matemática, das ciências e das tecnologias, que são absolutamente indispensáveis: de exigência democrática, de comunicação, de gestão, de convívio com a incerteza, e fundamentalmente de decisão relativamente ao percurso de vida.
Se cada um de nós, nos seus sítios, não se cansar de o reclamar, talvez um dia lá cheguemos...

Sem comentários: