quarta-feira, 1 de junho de 2011

Confesso...

Confesso que resolvi deixar de obedecer a uma ordem que me foi dada expressamente por um elemento da brigada de trânsito da GNR.
Ia eu há uns tempos para Braga, na A3, na faixa mais à direita, descontando aquela faixa estreitinha, na antiga berma, para veículos lentos (pensava eu), um pouco antes da saída para Cruz, quando notei no meu espelho retrovisor que um carro da GNR se aproximava a grande velocidade, exactamente nessa faixa.
Suspeitei que me ia ultrapassar mesmo por ali, mas não. Passou para a faixa à minha esquerda, colocou-se ao meu lado, fiz de conta que não vi nada, acelerou, passou outra vez para a faixa estreitinha e, surpresa, mostrou-me uma mensagem clara num display luminoso que transportava: CIRCULAR PELA DIREITA!
Wow! Lá fui para a faixa indicada, fiz-lhe um gesto com o polegar, e foi à vida.
E assim passei a fazer, e a notar que outros devem ter recebido a mesma reprimenda, dado o aumento de frequentadores da berma. Apesar dos perigos.
Sim. Porque logo a seguir à saída para Cruz, numa curva, a berma recupera a velha função de faixa de aceleração para os carros que entram, muito devagarinho, naquilo que pensam ser mesmo uma faixa de aceleração. Loucura!
Como gosto de antecipar as coisas, ao chegar ao local verifico sempre se a faixa ao meu lado está livre, pois poderei precisar dela, e assim aconteceu ontem. Só não bati na traseira de um inocente que entrava calmamente na A3 porquê tinha espaço para me desviar. Mas podia não ter!
E portanto, por uma questão de segurança, passei a desobedecer àquela ordem.
Estou à espera de novo aviso...