Construir comunidades, que se formaram em espaços e tempos diferentes, que se foram descobrindo, que souberam resistir, melhor ou pior, a impulsos de conquista, de imposição de ideias, de crenças, de superioridade, descobrir outras comunidades, construir comunidades de comunidades, todas diferentes, cada uma com as suas tradições e com os seus valores, é um desafio de enorme dimensão.
Árvores... |
Sendo certo que a superfície do planeta Terra se tem mantido mais ou menos constante, na verdade o número de habitantes tem crescido quase exponencialmente, ao mesmo tempo que o conhecimento e o domínio de tecnologias criou paradigmas de mobilidade e de comunicação que mudaram radicalmente o modo como as pessoas e as ideias se movem e propagam.
Vencidos os desafios da distância e do tempo, olhamos hoje para os desafios da informação e do conhecimento de uma forma radicalmente diferente, temos dado passos importantes na inteligência artificial, e estamos eventualmente nas vésperas da compreensão do essencial da inteligência humana.
Inteligência é a capacidade de interpretar, de prever, factos e comportamentos, de extrapolar, de criar, de modificar, de adaptar, de arriscar, e tem muito pouco a ver com a chamada aprendizagem automática, de que os computadores são capazes, tirando partido da sua capacidade de analisar sem fadiga um número infinitamente grande de situações.
Recordando Khaneman, "Thinking, fast and slow", nós, os humanos, somos capazes de tomar decisões rápidas, quando é preciso, e lentas quando tal se impõe.
Rede neuronal (imagem de Freepik) |
O nosso cérebro será uma grande rede neuronal, em que as ligações físicas e químicas desempenham papeis fundamentais, e, hoje, líderes mundiais nestas áreas já apostam em componentes electrónicos baseados nestes conceitos vitais.
Falta saber qual a utilização que poderá ser dada a estas capacidades, se para bem da humanidade ou para a sua destruição, se seremos capazes de dobrar este Cabo da Boa Esperança, ou será este um Cabo das Tormentas.
Ainda não sabemos.
Sem comentários:
Enviar um comentário