segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O mensageiro da desgraça

É certo que no passado fizemos muitas asneiras, muitíssimas asneiras, que isso nos vai custar caro, mas não percebo onde quer chegar o nosso profeta da desgraça. Recuar no tempo? Não diz. Só diz que já disse.
Hoje, no programa "Olhos nos olhos", na TVI 24, coube à Dra. Maria João Valente Rosa, demógrafa, que dirige o fantástico projecto Pordata, contracenar com o Dr. Medina Carreira.
Tentou explicar direitinho o que é isso do "problema" demográfico, mas sem grande sucesso, perante a obsessão de MC pelos fantasmas do envelhecimento e do "desemprego", que o impede de compreender que estamos perante factos irreversíveis na sociedade de hoje.
A demografia não vai inverter-se, a sociedade vai envelhecer, vamos ter de falar de uma quarta idade, de reformas a tempo parcial, e não vai haver trabalho para todos, se não o repartirmos melhor! Não podemos ao mesmo tempo mecanizar a produção, para aliviar o esforço humano, e continuar a manter os postos de trabalho anteriores!
A chave é a repartição do trabalho por todos, trabalhando todos menos, distribuindo-se melhor os rendimentos do trabalho, e tendo todos maior qualidade de vida. Este é que é o projecto. Difícil? Sim. Mas é o que nos resta. Do mesmo modo que só nos resta o futuro para trabalharmos. O passado passou!
E este é o grande desafio dos governos europeus hoje.


Sem comentários: