segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O Cisne Negro

Imagine-se uma ameaça com alguma probabilidade de se concretizar. O Homem irá certamente trabalhar para conseguir um antídoto eficaz, e essa ameaça não se concretizará nunca. Então, pode-se concluir que uma ameaça absolutamente improvável tem o caminho mais facilitado, porque ninguém se preocupará em travá-la!
Imagine-se que alguém tinha admitido a possibilidade de ataques a edifícios altos com aviões comerciais, tinha encontrado um antídoto (um escudo invisível), e tinha conseguido proteger as torres gémeas antes do 11 de Setembro. Este alguém não seria possivelmente conhecido por ter salvo as torres gémeas. Passaria desapercebido.
São questões como estas que levaram Nassim Nicholas Taleb a escrever The Black Swan - The Impact of the Highly Improbable, e outros livros.
Leitura altamente recomendável....

2 comentários:

Carlos Manta Oliveira disse...

Muito interessante essa perspectiva, do impacto do improvável. Se calhar uma análise risco/impacto é mais valiosa do que apenas o risco.
Obrigado pela recomendação.

Rusty disse...

A gestão do risco, especialmente a gestão dos riscos mais absurdos, é uma das tarefas mais ingratas que realizamos na nossa vida profissional.

Próximo livro a ler, sem duvida :)
Obrigado Professor