terça-feira, 30 de junho de 2009

Onde está a nossa identidade?

Nós gostamos desta nova forma de interacção entre pessoas utilizando as TIC.
Criamos uma conta de e-mail, ou quantas quisermos, e temos os instrumentos para nos registarmos nos mais diversos sites de interacção social. Ter uma conta de e-mail é quase como ter um endereço físico, rua e número, cidade e código postal. Ter várias contas, então, é meio caminho andado para criarmos e manejarmos múltiplas identidades digitais.

Pode ser bom, e pode ser mau!
Aconteceu-me no Ning. Na maioria das redes que aí frequento o meu e-mail é o fjr@fe.up.pt, mas numa sou o frestivo@gmail.com. Fui convidado através deste endereço e assim ficou. Só que agora não consigo convencer o Ning que estes dois endereços pertencem a uma mesma pessoa, eu! São dois avatares distintos. Cada um vê o outro como isso mesmo, outro.

Tentei sorrateiramente registar-me com o outro endereço na segunda rede que mencionei. O mesmo nome, a mesma foto, ninguém deu por nada. Fiz um dos meus eus amigo do outro eu. Tudo bem. Há lá dois avatares com o mesmo nome, com a minha cara, amigos um do outro, e não sei como dizer que sou sempre eu!

Posso matar um. Posso mesmo matar os dois. Mas mais nada. Alterar um e-mail é que não. Só me resta a figura triste de apagar o que não quero, perder todos os amigos que ele fez, e o outro voltar a convidar os mesmos amigos. Se me virem numa cena destas, já sabem porquê.

Onde está então a nossa identidade?

Sem comentários: