sábado, 10 de setembro de 2011

"Mais fácil calcular a posição dos astros no universo que o comportamento da mente humana"

Desabafo de Sir Isaac Newton, depois de ter perdido grande parte da sua fortuna em títulos da Companhia dos Mares do Sul.
Sim, o mesmo Isaac Newton, físico, matemático, astrónomo, filósofo, alquimista, teólogo, que estabeleceu as bases da mecânica clássica, e portanto a relação entre a força e o movimento, e a lei da gravitação universal, que explica o movimento dos astros no universo, não foi capaz de descobrir as leis que regem o comportamento da mente humana!
Nem ele nem ninguém, nem mesmo Barabasi, que hoje se interroga sobre a previsibilidade das nossas decisões.
A Companhia dos Mares do Sul, foi fundada em 1711, para financiar a participação da Inglaterra na guerra da sucessão de Espanha, que durou entre 1701 e 1714. A ideia era muito simples: um grupo de investidores reuniu 10 milhões de libras, que emprestou ao governo, a uma taxa de juro perpétua de aproximadamente 6% ao ano (mais rigorosamente, 576 534 libras por ano), em troca do monopólio da rota marítima para a América do Sul, se e quando a guerra terminasse com um resultado favorável à Inglaterra, como realmente aconteceu. Aliás, foi assim que a Espanha perdeu também Gibraltar para os ingleses, por exemplo.
Em 1917, a Companhia emprestou mais 2 milhões de libras, e em 1919 propôs-se emprestar ao cada vez mais endividado governo inglês 30 milhões de libras, a uma taxa de juro perpétua de 5% até 1927 e 4% daí em diante. Este negócio concretizou-se em 1920, com as acções da Companhia dos Mares do Sul a subir em poucos meses de 130 libras até às 1000 libras, e a cair abruptamente logo no final do ano para cerca de 100 libras, com muitos investidores a perder grande parte do seu dinheiro no entretanto.
Entre eles, Sir Isaac Newton.

Sem comentários: