sábado, 3 de setembro de 2011

High-Frequency Trading

Um produto que tem um preço de venda num mercado inferior ao preço de compra noutro é uma mina de ouro, enquanto durar. Basta comprar no primeiro e vender no segundo.
Claro que a operação tem de ser feita com todo o cuidado para que os mercados não desconfiem, pois corre-se o risco de alterações de preços complicarem estes planos. Mas não para todos.
Há quem consiga comprar barato e vender caro com garantia absoluta de que não corre qualquer risco!
Em mercados altamente sofisticados como as bolsas de valores, e desde que se conheça exactamente os ciclos de actualização dos preços (estamos a falar de fracções de segundo), é possível descobrir janelas de tempo em que é absolutamente seguro, por exemplo, comprar moeda num mercado a um preço e vendê-la imediatamente a seguir noutro, a um preço superior. Há quem opere neste segmento, é legal, e já ocorreram sérios problemas relacionados com estas transacções.
Chama-se a isto High-Frequency Trading (vale a pena ler este artigo). Num pequeno artigo que li recentemente na IEEE Computer intitulado "Some Users Find the Speed of Light Too Slow for Their Networks" refere-se por exemplo que poupar 3 ms nas comunicações entre Nova Iorque e Chicago é vantajoso para as empresas que operam nestes negócios.
Claro que estes negócios são completamente irreais e traduzem-se no desvio de milhões para alguns bolsos sem qualquer correspondencia com trabalho ou risco. Mas apesar dos problemas que regularmente ocorrem, como o "Flash Crash" de Maio 2010, pouco se faz para os impedir.
E aqui estamos nós, a pagar para pôr em ordem as nossas contas, com grande reverência pelos mercados, em vez de terminar de uma vez por todas com estas e outras habilidades que não criam valor, mas que criam grandes problemas aos que acreditam num mundo em que as pessoas sabem viver em sociedade.

Sem comentários: