terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Afinal quem disse que a justiça não funciona?

Hoje, vinha eu na VCI de regresso ao trabalho quando o telemóvel tocou.
Vi quem era. Pareceu-me importante. E atendi...
"Noto que está no carro. Tem altavoz, ou mãos livres?" "Não tenho, mas pode falar, desde que seja rápido." De repente, senti a luz azul no meu lado esquerdo, ouvi uma sirene, e não disse mais nada, só um "fui apanhado!"
A Honda colocou-se à minha frente, um dedo apontou para o lado direito, e segui-a. Andou umas centenas de metros devagarinho, até que chegou à zona tracejada junto à saída para a rotunda de Francos. Paramos aí mesmo, carros a passar pelos dois lados.
O chefe N. de S. aproximou-se, cumprimentou, pediu os documentos, enquanto eu lhe ia dizendo que bem... o telefone tinha tocado e eu não tinha resistido... sabia que era proíbido mas... Não adiantou. Rapidamente me explicou que a infracção era grave, que não havia perdão, mas que se eu fosse delinquente primário e pagasse a coima voluntariamente na hora, teria a pena mínima: multa de 120 € e 30 dias de inibição de conduzir, esta pena suspensa durante seis meses.
Perguntei-lhe como me tinha apanhado, ele contou-me uma história de abutres e presas (sic) e explicou-me como usou o espelho retrovisor exterior do meu carro para ver o que eu estava a fazer. Mas apesar de ser um verdadeiro gentleman, o chefe N. de S. não me leu os direitos, não me sugeriu que ligasse ao meu advogado, e apenas quis saber se tinha comigo dinheiro suficiente ou se tinhamos de ir a uma caixa Multibanco.
Paguei, recebi de volta os documentos e o recibo, o chefe N. de S. despediu-se com um "foi um prazer!" e ajudou-me a reentrar na VCI. Olho pelo retrovisor, e vejo que já tinha mandado parar outro carro, que aparentemente tinha pisado o risco contínuo ali mesmo. Outra presa...
Entretanto fiz umas contas. Se todos contribuíssemos com 120 € uma vez por ano, isto dava uns 1200 milhões de € por ano. Que bela contribuição para a redução do défice nacional! Olhei para os 120 € como a minha parte, e ajudou-me a digerir a coisa...
Logo a seguir, ouvi na rádio que o Cristiano Ronaldo por dois míseros jogos de suspensão, por ter partido um maxilar de um colega de profissão, tinha sido multado em 600 €, cinco vezes mais. Eu, 30 dias, 120 €. Até tive sorte!...

1 comentário:

Mara Mar disse...

Esto que ha pasado es la injusticia de la Justicia, prefiero q usted lleve su caso para q un juez determine si es culpable o no. Es una accion casual de un ciudadano responsable..Saludos desde Borinquen!