segunda-feira, 6 de outubro de 2008

População que viveu desde sempre

Sei que o mundo é habitado por aproximadamente 6 700 milhões de seres humanos, mas não tinha ideia de quantos seres humanos terão vivido desde sempre. As fontes de informação que consultei (comecei aqui) levam-me a acreditar que este mundo em que vivemos é um legado de uns 100 000 milhões de seres humanos, cujas contribuições individuais no pequeno período de tempo em que cada um viveu permitiram criar todo o nosso conhecimento colectivo e construir a sociedade actual tal como a conhecemos.
Esta história terá começado há cerca de 200 000 anos, e pensa-se que há cerca de 70 000 anos enormes vicissitudes ameaçaram a população existente, que terá então ficado reduzida a qualquer coisa como 2000 seres, num último reduto algures em África. 10 000 anos depois, a população começou a crescer rapidamente e a expandir-se, assinalando o fim da Idade da Pedra.
A actividade humana esgota-se em duas frentes, a criação do conhecimento e a construção da sociedade. O ciclo de vida individual - nascimento, acasalamento, reprodução, morte - é o verdadeiro segredo da vida e o motor de toda essa actividade.
E vale a pena pensar como tudo isso se processará. Se e como poderá cada um contribuir. Sabemos? Pensamos?
Mas nada me espanta mais do que a comparação daqueles 100 000 milhões com os 700 000 milhões de dólares que o plano Paulsen prevê que serão necessários para começar a corrigir as asneiras realizadas por um pequeno número de aprendizes de financeiros. Nada mais nada menos que 7 dólares por cada um dos seres humanos que nos últimos 200 000 anos viveu à superfície da Terra!
Tenhamos juízo!

Sem comentários: